quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Festival de Dança traz a Londrina, nesta quarta, "Dezuó, breviário das águas"

Núcleo Macabéa, de São Paulo, monta no palco da Usina uma instalação cênica que reproduz a inundação de comunidade ribeirinha. Grupo está indicado ao Prêmio Shell 2016 nas categorias cenário e autor 

Edgar Castro em "Dezuó, breviário das águas" (Foto: Cacá Bernardes)
Um espetáculo que dá voz aos povos silenciados, que tiveram de abandonar sua vida nas margens dos rios e migrar para os grandes centros. "Dezuó, o breviário da Águas", montagem do Núcleo Macabéa (SP), que será apresentada nesta quarta (5), às 20h30, aqui na Usina, aborda por a questão ambiental com contundência poética. E vai direto no tema abordado pela curadoria do Festival de Dança de Londrina 2016.  

A expulsão do menino Dezuó e de sua família da Vicinal do Vinte Um, comunidade ficcional ribeirinha, motivada pela construção de uma usina hidrelétrica no Rio Tapajós (oeste do Pará, na Amazônia brasileira) é o mote deste espetáculo. Com direção de Patricia Gifford, a montagem da peça do poeta e dramaturgo paraense Rudinei Borges reconstitui a trajetória do menino que, após a dissolução de sua vila natal, refugia-se na cidade, onde torna-se andarilho.

O ator Edgar Castro, também paraense, está em cena com o músico Juh Vieira para narrar a trajetória memorialista do andejo Dezuó, que adentra as facetas adversas da cultura e das realidades do Brasil para refletir sobre a negação do direito à terra e a consequente disfunção social, fruto direto de uma política desenvolvimentista operacionalizada à margem da legalidade.

A montagem do Núcleo Macabéa convida o público a mergulhar na história por meio de uma instalação cênica em arena que reproduz a inundação da comunidade e dos sonhos do menino. Com música ao vivo e texto de particular beleza, o espetáculo está indicado ao Prêmio Shell 2016 nas categorias cenário (Telumi Hellen) e autor (Rudinei Borges).

Espetáculo "Dezuó, breviário da águas" 
Dia: 5 de outubro (quarta-feira)
Horário: 20h30
Local: Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159)
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 10,00 | R$ 5,00 (meia-entrada), à venda na portaria da Usina, uma hora antes do início da apresentação.


Ficha Técnica:
Dramaturgia: Rudinei Borges Direção: Patricia Gifford
Atuação: Edgar Castro
Direção musical/músico em cena: Juh Vieira
Direção de arte: Telumi Hellen
Assistente de arte: Andreas Guimarães
Apoio técnico: Thales Alves
Iluminação: Felipe Boquimpani
Preparação corporal e vocal: Antonio Salvador
Projeto gráfico: Murilo Thaveira (casadalapa)
Fotografia e vídeo: Cacá Bernardes e Bruna Lessa (bruta flor filmes)
Assessoria de imprensa: Adriana Monteiro
Direção de produção: Isabel Soares
Parceria: Casa Livre
Realização: Núcleo Macabéa

O Festival de Dança de Londrina tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), da Caixa Econômica Federal e Teatro Mãe de Deus. O evento é uma realização da APD (Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná), com apoio institucional da Funcart. Apoio: FranceDanse Brasil 2016, Institut Français, Embaixada da França no Brasil, Shop Ballet/Só Dança, Kinise Dancewear, Pastel Mel, Usina Cultural e Rádio UEL FM.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do Festival.




Nenhum comentário: