quarta-feira, 26 de março de 2014

"Oficina para o ator: a escuta" tem vagas esgotadas

Atriz e diretora Miwa Yanagizawa (RJ) realiza curso na Usina no final de março


Estão encerradas as inscrições para a "oficina para o ator: a escuta", que a atriz e diretora Miwa Yanagizawa realiza na Usina Cultural nos dias 28, 29 e 30 de março. As vagas disponibilizadas já estão esgotadas. Com a grande procura, foi aberta uma lista de espera. A oficina, gratuita, é uma produção da Usina e Teatro Kaos em parceria com a Funarte (Fundação Nacional de Artes) e apoio da Secretaria da Cultura de Londrina.

Com experiência em teatro, cinema e televisão, Miwa Yanagizawa estará em Londrina para ministrar uma oficina de 20 horas, voltada a atores com experiência em teatro e maiores de 18 anos.


A oficina propõe um estudo de escuta diária e contínua do Outro (o Outro em si, o Outro como tudo aquilo com que se relacione) como prática dialógica fundamental. Uma proposta de recuo que não visa à construção de resultados cênicos nem de personagens, mas de investigação da prática do ator como lugar para disponibilizar-se, estando em relação às coisas e deixando-se afetar por elas.

Baseado em improvisações, exercícios de observação e conversas, o ator é requisitado a ampliar sua compreensão do pensamento estético e ético no trabalho artístico. Através das práticas de improvisações, exercícios de percepção e consciência corporal, a oficina propõe ao ator investigar seu modo de trabalho para detecção de vícios e estereótipos interpretativos, buscando outras vias de construção da cena que surjam das inter-relações.

Miwa Yanagizawa em "E agora nada  mais
 é uma coisa só" (foto: divulgação)

Sobre Miwa Yanagizawa

Atriz de teatro, televisão e cinema, diretora e preparadora corporal. Integrante da cia teatro autônomo há 17 anos, dirigida por Jefferson Miranda, participou da criação e atuou nos espetáculos “uma coisa que não tem nome (e que se perdeu)” (2002); “deve haver algum sentido em mim que basta” (prêmio APCA de melhor espetáculo / 2004 – espetáculo apresentado na Usina em 2008, na programação do FILO); “e agora nada é mais uma coisa só” (2005); “NU de mim mesmo” (2008) e nos eventos da “Série 21.”, entre eles o evento “.1” (2009).

Integrante do Áreas Coletivo de Arte, fundado em 2012 com Maria Silvia Siqueira campos e Liliane Rovaris, realizou os espetáculos “Breu” e “Minha vida está em meus versos”. Em cinema, participou de filmes como “A Morte da Mulata”, de Marcel Cordeiro; “O Dia da Caça”, de Alberto Graça. Na tevê, integrou o elenco da minissérie “Um Só Coração” e das novelas “Laços de Família” e “Viver a Vida”, entre outras.

Serviço:

Oficina para o ator: a escuta - Com Miwa Yanagizawa (RJ)
De 28 a 30 de março (sexta a domingo)
Local: Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159)
VAGAS ESGOTADAS
Realização: Teatro Kaos e Usina Cultural
Parceria: Funarte

Nenhum comentário: