terça-feira, 24 de julho de 2012

No compasso da malandragem


Trio Mambembe abre temporada do musical cênico baseado na “Ópera do Malandro”. Encerramento será dia 19, na Usina



Foto: FML/ Elvira Alegre e Rubem Vital

     O amor, o glamour e a decadência desfilam pelas canções que compõe o musical “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque, que ganha uma versão do grupo londrinense Mambembe. O espetáculo “Cara Malandragem – A SambÓpera do Malandro”, que estreou em julho no Festival de Música, abre temporada na cidade agora no mês de agosto.

   Nos dias 4 e 5, a montagem será encenada no Teatro Sesc, às 20 horas. O grupo volta a se apresentar no Teatro Zaqueu de Melo nos dias 11 e 12, às 20 horas. No dia 19 de agosto, o trio encerra a temporada com uma apresentação às 20 horas, no teatro da Usina Cultural.

   No palco, três cantores/atores, Guilherme Kirchheim, Natália Lepri e Paulo Vitor Poloni, apresentam releituras das canções da peça e do filme “Ópera do Malandro”. O trabalho, que tem patrocínio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), é resultado de estudos feitos pelo próprio grupo, que desconstruiu a narrativa do texto original por meio da linguagem dos cabarés e do teatro de revista. 

   A história é contada por meio de canções da peça e do filme. O trabalho cênico desenvolvido pelo grupo tem direção de Sandra Parra, que orientou a pesquisa do espetáculo "utilizando-se de um refinamento da perspectiva cênica de Bertolt Brecht". Dentro desta perspectiva, o espetáculo cênico-musical foi formatado sem texto algum.

   A coordenação dos arranjos é de Diogo Arrebola, que também está em cena no contrabaixo, acompanhado de Rafael Palma (violão), Mateus Gonsales (piano), André Mattos (instrumentos de sopro) e Bruno Cotrin (baterial). O Trio Mambembre foi formado em 2010 e também desenvolve sua pesquisa e ensaios na Vila Usina Cultural.


FICHA TÉCNICA:

Trio Mambembe: Guilherme Kirchheim, Natália Lepri e Paulo Vitor Poloni
Direção Cênica: Sandra Parra
Direção Musical e Arranjos Vocais: Trio Mambembe
Coordenação de Produção: Paulo Vitor Poloni
Coordenação de arranjos instrumentais: Diogo Arrebola
Bateria: Bruno Cotrim Carvalho
Sopros: André Mattos
Baixo: Diogo Arrebola
Piano: Mateus Gonsales
Violão: Rafael Palma
Figurino: Ana Carolina Ribeiro
Iluminação: Luiz Eduardo Pires
Design gráfico: Maíra Bette Motta

* Com informações da Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: