sábado, 30 de junho de 2012

O teatro de objetos dos Hermanos Oligor

Jomi e o primo, Pepe Oligor (Foto: Divulgação FILO 2012)

Objetos inusitados, um ambiente que lembra uma feira livre ao som de caixinha de música e tango. Nesse clima, a dupla de atores do grupo espanhol Hermanos Oligor apresenta o espetáculo “Las Tribulaciones de Virgínia” na programação do FILO 2012.  A montagem poderá ser vista nos dias 27, 28, 29 e 30 de junho, às 22 horas, na Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159).  

O espetáculo conta uma delicada história de amor  e desamor de Virginia, uma bailarina, e Valentín, um rapaz que queria ser também um bailarino. A narrativa se vale da manipulação e articulação de variados objetos, brinquedos mecânicos e máquinas inspiradas em experimentos de causa-efeito para recriar um ambiente soturno e fazer um teatro de animação bastante original. A estética desta montagem situa-se entre uma barraca de feira e um circo.

O trabalho dos Hermanos Oligor surgiu após um de seus integrantes passar por uma desilusão amorosa. Esta perda acabou levando os irmãos Oligor a se trancafiarem em um porão e iniciar o processo de criação do espetáculo. Foram três anos construindo marionetes e uma parafernália com objetos feitos a partir de material reciclado.  Sem nenhuma experiência anterior, os dois deram vida a uma pequena e frágil história de amor, que mistura realidade e ficção.


Las Tribulaciones de Virginia (Foto: Divulgação FILO 2012)

LAS TRIBULACIONES DE VIRGÍNIA
Hermanos Oligor – Espanha
Dias: 27, 28, 29 e 30 de junho
Horário: 22h
Local: Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159)
Duração: 90 min
Classificação etária: 12 anos
Gênero: Teatro de objetos

Fonte: Assessoria de Imprensa FILO


Nenhum comentário: