quinta-feira, 28 de maio de 2015

Intervenções no espaço e no corpo

Coreógrafa e bailarina Rita Vilhena, radicada na Holanda, se apresenta neste final de semana na Usina, com participação de alunos da oficina realizada em Londrina

Emergency Plan, trabalho de Rita Vilhena na Holanda (Foto: Kasia Zolich)


A bailarina, coreógrafa e professora de dança contemporânea Rita Vilhena, portuguesa radicada na Holanda, está em Londrina para apresentações na Vila Usina Cultural, além de realizar oficina e demonstração de trabalho. Nos dias 30 e 31 de maio (sábado e domingo), às 20 horas, no Teatro da Usina, o público poderá conferir uma performance coletiva dos participantes da oficina e o solo “O corvo anda de saias” , com Rita Vilhena. 

A vinda da coreógrafa a Londrina é uma produção do Teatro Kaos em parceria com a Usina. Esta semana, Rita Vilhena já realizou uma demonstração de trabalho com bate-papo aqui na Vila Cultural.

Na oficina, realizada durante a semana na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL, a coreógrafa trabalhou intervenções no corpo e no espaço e as relações interpessoais, a partir do questionamento que dá nome ao curso: "O corpo enquanto hospedeiro do caos, onde habita?". As práticas de improvisação desenvolvidas resultarão na performance que será compartilhada com o público no final de semana. 

O Corvo anda de saias (foto de Corneliu Ganea)

O solo de Rita Vilhena, “O corvo anda de saias", é considerado quase um extrato de seu último trabalho, “Plano de Emergência” (Emergency Plan). “Eu sigo investigando os princípios dos rituais espirituais e a sua contemporaneidade. Continuo fascinada com a ideia de que o teatro se torna uma casa de fé e que podemos sair todos de lá transformados. Seduzo-me a intervir no espaço ocupado e no corpo, no meu e no do público. Mesmo que não seja imediato e perceptível, quero libertar algo indefinido no momento do espetáculo.” 

Rita Vilhena é pesquisadora da consciência corporal e das formas como o corpo se comunica. Ela veio ao Brasil para realizar em Salvador (BA) a segunda etapa de uma investigação, iniciada em 2014, sobre elementos formais que alicerçam os rituais corporais do universo do Candomblé. 

Graduada na Escola Superior de Dança de Lisboa, Rita Vilhena é uma artista da Productiehuis Rotterdam e diretora artística do grupo Baila Louca. Atualmente, ela dá aulas no Modern Theater Dance School (Amsterdã), ARTEZ (Academia de dança Arnhem), Dansateliers (Roterdã) e em festivais internacionais.

Documentário

Na sexta-feira (29 de maio), às 20 horas, no restaurante Dona Menina (Rua Guararapes, 177), Rita Vilhena apresenta o documentário "Em Busca de Rituais - Emergency Plan", dirigido por Philippe Dib. O filme, de aproximadamente 15 minutos, retrata parte da pesquisa de campo da bailarina em Salvador, trazendo registros do Candomblé e de festas populares na Bahia. Entrada gratuita.

Saiba mais sobre o trabalho de Rita na Holanda:


Serviço:

Apresentação de dança contemporânea
Rita Vilhena (Holanda)
Dias: 30 e 31 de maio (sábado e domingo)
Horário: 20 horas
Local: Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159)
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada – estudantes, idosos, doadores de sangue e classe artística).

Realização: Baila Louca | Produção: Usina Cultural e Teatro Kaos | Apoio: Secretaria de Cultura de Londrina, Divisão de Artes Cênicas / Casa de Cultura UEL, Restaurante Dona Menina. Patrocínio da Vila Cultural: Prefeitura de Londrina/Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic)


Nenhum comentário: