segunda-feira, 12 de setembro de 2011

"Relicários" estreia na Usina


Formandos 2011 do curso de Artes Cênicas da UEL apresentam espetáculo centrado na dramaturgia corporal e vocal

Fragmentos de narrativas que se entrelaçam, formando uma trama de maldades, perversidades e paixões. Histórias de pessoas comuns que vivem em uma pequena cidade, onde o tempo parece ter sido suspenso. Ali, o presente tornou-se um eterno viver de reminiscências. Eternas coisas guardadas, eternos objetos queridos revelam as crueldades e paixões de cada um.

Esta é a sinopse de Relicários, espetáculo que um grupo de formandos do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina, dirigidos pelo professor Fernando Stratico, apresenta neste final de semana, no teatro da Usina Cultural. As apresentações acontecem de sexta a domingo (dias 16, 17 e 19/set), às 20h30.

Desde o início do ano, nove atores empenharam-se na elaboração da peça, num processo que teve como inspiração contos de autores como Lygia Fagundes Telles e Nélida Piñon. Elementos literários foram aliados a histórias e memórias dos atores, e também a um intenso processo de criação de imagens cênicas.

O resultado apresenta um trabalho centrado na dramaturgia corporal e vocal, e na relação íntima com o público, que, ao contrário de apenas contemplar o espetáculo, vê-se inserido na encenação. A música e a sonoplastia foram, em grande parte, criadas pelo grupo e são elementos marcantes do espetáculo. O entrelaçamento de cenas, personagens e tramas se descortina ao ritmo e melodia de paisagens sonoras que evocam a atmosfera do lugar. O cenário foi construído com objetos antigos, formando uma espécie de instalação que convida o público a desvendar e explorar o universo e presenças sutis de personagens e também de pessoas reais.

Relicários faz parte da disciplina curricular que objetiva a montagem do final do curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UEL, e é também resultado do projeto Práticas de Encenação, que é um programa de formação complementar.

Fonte: O grupo

Serviço:
Apresentações: dias 16, 17 e 18 de Setembro (sexta a domingo)
Local: USINA CULTURAL – Av. Duque de Caxias, 4159
Horário: 20h30
Ingresso: 1 quilo de alimento não perecível ou 1 produto de limpeza

Ficha Técnica
Direção: Fernando A. Stratico
Elenco: Daniela Bussacarini, Débora Thomas, Gabriella Reis, Fabíola Antico, Fernanda Missiaggia, Luciano Matricardi, Pedro Paulo Fontana, Rafael de Barros, Samara Azevedo
Figurino: Jeferson Mendes e o grupo
Concepção de luz: Theo Valois e o grupo
Operação de luz: Theo Valois
Maquiagem: Jeferson Mendes
Assistente de maquiagem: Paula Stricker e Analu Preto
Criação sonora instrumental: o grupo
Produção: Fernanda Missiaggia
Assistente de produção: Rafaela Solé
Fotografia: Laís Marques

Nenhum comentário: