terça-feira, 12 de julho de 2011

Oficina com Renata Rosa acontece na Usina

Atriz, cantora e pesquisadora radicada no Nordeste ministra em Londrina o curso "Canto: o impulso na voz e no corpo", de 13 a 15 de julho



A OFICINA - Objetiva desenvolver a relação orgânica entre o movimento, a respiração e a produção de voz por meio de um conjunto de dinâmicas que envolvem rolamentos, o jogo lúdico-técnico do aquecimento vocal e da exploração de ressonâncias, além de cantos e danças tradicionais nos quais voz e movimento, canto e dança estão profundamente associados. O foco deste trabalho é a relação precisão/organicidade, o pulso no corpo e na voz, nuances e equilíbrios, a relação com o chão, a energia do canto, suas ressonâncias, a construção da presença e a busca de uma expressividade pessoal.

RENATA ROSA - Rabequeira, atriz, cantora e pesquisadora paulistana, há anos ela vive mergulhada no contexto poético-musical da Zona da Mata pernambucana e do Baixo São Francisco alagoano. Estudou Letras e Fonoaudiologia na USP e Música - com habilitação em Canto - na Universidade Livre de Música Tom Jobim. Aprendeu a arte do canto sinuoso das cantadeiras no convívio com Cema e Noraia (Aldeia Kariri-Xocó).

Integrou o Núcleo de Estudos da Voz na PUC de São Paulo e o Núcleo de Ação e Performance do Pólo Sul Americano do Ator Contemporâneo (RJ), dirigido pelo diretor iraniano e pesquisador das linguagens teatrais Massoud Saidpour.

Desenvolveu o trabalho de pesquisa sobre movimento e voz “Canto e dança – o impulso na voz e no corpo”, a partir dos cantos caboclos do Baixo São Francisco; ministra workshops junto a centros de formação e companhias de teatro, música e dança no Brasil e no exterior, com destaque para: VIVA! Performances (Cleveland Museum of Arts /Ohio), Centre Hippocampe e Theatre de la Ville (Paris), Conservatórios de Amsterdam e de Roterdam, entre outros.

Na tevê, foi a personagem Maria Safira, protagonista feminina da minissérie 'A Pedra do Reino' (2006/Rede Globo), de Luiz Fernando Carvalho, para a qual também musicou os poemas de Ariano Suassuna e dirigiu o Coro de Maria do Badalo.

Seus discos receberam o prêmio CHOC DE L’ANNÉE 2004 ("Zunido da Mata") e Prêmio da Música Brasileira 2009 ("Manto dos Sonhos").

Saiba mais: http://www.renatarosa.com
http://www.myspace.com/renatarosa

Nenhum comentário: