Seminário sobre a dramaturgia do movimento no âmbito da Antropologia Teatral, sob a orientação e direção de Augusto Omolú, ator e dançarino do Odin Teatret, dirigido por Eugenio Barba. Um intenso trabalho dedicado ao axé (energia) físico, espiritual e dinâmico, conectado ao mundo dos Orixás. Mundo esse na maior parte inexplorado e ao mesmo tempo constantemente presente em nossa vida pessoal, emocional e profissional.
Subjacente à dança afro e, de modo geral, à dança contemporânea, a Dança dos Orixás é um trabalho sobre questões relacionadas com a natureza - água, ar, terra, fogo. Busca aprofundar a consciência corporal e os gestos dramáticos. É um trabalho para todos que buscam explorar a sua energia interior conectando-se com o axé (espírito vital) do mundo exterior. Por meio de um delicado, e ao mesmo tempo profundo, trabalho de contato e apropriação das energias peculiares de diferentes Orixás, o seminário se concentra nas imensas possibilidades dramáticas inerentes a psicodinâmica da sua dança.
O treinamento enfoca a dialética que existe e é liberada entre duas forças opostas: a pressão (externa) da expressão corporal intensa e vigorosa e a unidade (interna) de uma força de reação que se opõe à ação dinâmica do primeiro modelo, dando-lhe forma, contendo-a em uma disciplina formal, resultando em um real e efetivo poder de comunicação dramatúrgica.
O traço em comum com a Antropologia Teatral de Eugenio Barba e, antes disso, com o método descrito por Constantin Stanislavski, está na busca das raízes mais autênticas, explosivas (e explosivas porque codificadas) da comunicação no ato dramatúrgico, na presença cênica e na eloquência do corpo.
APOIO: SALA CRISANTEMPO
UMA PRODUÇÃO PALIPALAN ARTE E CULTURA
De 22 a 26 de novembro de 2010. Horário: Das 14 às 18 horas. Vagas: 25
Local: Sala Crisantempo - Rua Fidalga, 521, Vila Madalena, São Paulo.
Informações: Palipalan Arte e Cultura - tel.: 11 31513982 - info@palipalan.art.br
Fonte: Palipalan
Nenhum comentário:
Postar um comentário