terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Usina começa o ano com oficina de formação do ator


A Usina Cultural iniciou os trabalhos de 2010 com uma oficina de formação psicológica do ator, realizada durante o mês de janeiro pelo Grupo Elemento de Teatro – novo parceiro da Vila.

Os jogos e a técnica de indução e projeção são coordenados por João Luís Mendes Dias, professor e diretor de Teatro de Bauru (SP). Ele trabalha o chamado “teatro psicológico”, a partir da construção da personalidade do próprio ator. João Luís está em Londrina, a convite do Grupo Elemento, especialmente para a realização do curso.

De acordo com o diretor, este é um trabalho experimental composto de jogos dramáticos e baseado nos processos junguianos de despertar do inconsciente. O objetivo é “buscar a sensibilização e depuração da percepção individual do ator no que se refere a elementos pertencentes ao mundo psicológico de personagens”, explica João.

O Grupo Elemento é composto por André Martins, Lucas Manfré, Mirian Pereira e Renato Forin Jr., atores recém-formados pela Escola Municipal de Teatro. A oficina é parte complementar do trabalho de aperfeiçoamento dos artistas, já iniciado com a experiência junto ao NITe – Núcleo de Investigação Teatral, em vivência realizada com o grupo londrinense Boca de Baco entre os meses de outubro e dezembro, na Usina.

A intenção do Grupo Elemento é, a partir das diferentes técnicas aprendidas, investigar as diferentes linguagens cênicas e desenvolver um processo teatral próprio, que resultará em uma montagem autoral, ainda este ano.

Nenhum comentário: