sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Teatro do Oprimido realiza apresentações na Usina

No domingo, 17 de agosto, a Usina Cultural terá apresentações gratuitas de dois espetáculos de Teatro-Fórum, uma das técnicas mais utilizadas pelo Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal.
As montagens são resultado da Oficina de Capacitação de Multiplicadores realizada na Vila Cultural (fotos: divulgação/FTO) pelo projeto "Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto", do Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (CTO-Rio), em parceria com a Fábrica de Teatro do Oprimido de Londrina e a Rede Cidadania.
Este projeto é desenvolvido simultaneamente em oito pólos no Brasil (PB, MG, CE, GO, PR, MA, BA e RJ) com grupos de outros nove Estados (RN, SP, DF, MT, RS, SC, PI e ES) e dois pólos na África (Moçambique e Guiné-Bissau) com grupos de 15 províncias, atingindo, inclusive, Angola.

Teatro-Fórum
Os espetáculos que serão apresentados são baseados em fatos reais, nos quais personagens oprimidos e opressores entram em conflito de forma clara e objetiva. No confronto, o oprimido não consegue que seus direitos sejam respeitados. Depois das apresentações, os espectadores são convidados a intervir na ação dramática e buscar alternativas para o problema encenado. Cada proposta é analisada pelo conjunto dos espectadores.

Nenhum comentário: